Olá, aventureiros de plantão! Se você, como eu, sempre sonhou em conhecer a África do Sul, anote estas dicas essenciais para não se decepcionar! Embora o país ofereça desafios, com alguns cuidados, a viagem se torna o espetáculo tão esperado!
Vamos mergulhar no coração deste destino verdadeiramente mágico. Vamos explorar tudo, paisagens deslumbrantes e um incrível safari. Mas antes disto, vamos às dicas práticas para tornar sua viagem uma experiência inesquecível.
Documentos e Vistos
Você precisará de um passaporte válido (mínimo 6 meses). Brasileiros não precisam de visto para turismo (até 90 dias).
Faça também um seguro viagem. Sempre faço o meu na Omint.
Vacinas Necessárias para a África do Sul
Antes de embarcar em sua aventura sul-africana, garanta que suas vacinas estejam atualizadas. Logo no balcão do check-in, no Brasil, deverá apresentar a carteira de vacinação da febre amarela.
É imprescindível! Leve seu certificado, sem a vacina não se embarca! Vi algumas pessoas ficarem no saguão. Note, porém, que se você tem mais que 60 anos a vacina não é necessária.
Consulte seu médico sobre outras vacinas como a de hepatite A que pode ser recomendada, mas não é obrigatória!
Malária
Embora a malária não prevaleça em toda a África do Sul, existe o risco de contrair a doença em algumas áreas. A mais famosa, a região do Kruger National Park, especialmente durante a estação chuvosa (de novembro a abril).
Como, quando se pensa em safari, este é o primeiro nome que vem a mente, tome algumas precauções:
Consulte um médico: Antes de viajar, consulte um médico para discutir o procedimento adequado. Em áreas de alto risco, siga as instruções do médico quanto ao uso de medicamentos antimaláricos como profilaxia.
Repelentes: Use repelentes de insetos com DEET ou Icaridina nas áreas expostas da pele e nas roupas. Especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos.
Mosquiteiros: Utilize mosquiteiros impregnados com inseticida para dormir e descansar, tanto em ambientes internos quanto externos.
Roupas protetoras: Use roupas compridas e de cores claras para minimizar a exposição à picada de mosquitos.
Safari
Para evitar o tratamento profilático, preferimos procurar reservas malaria-free para nosso safari. Tinham que estar no nosso caminho e onde pudéssemos ver os big 5!
Os big 5 são os animais considerados mais difíceis de serem caçados: leopardo, elefante, rinoceronte, leão e búfalo.
Encontramos algumas reservas que atendiam à estes critérios:
Reserva Addo Elephant, a 45 km de Port Elizabeth. Tem diferentes tipos de acomodações e atividades
Amakhala Game Reserve, a 70 km de Port Elizabeth. Com 11 tipos de alojamento é uma opção mais em conta.
Shamwari Game Reserve, a pouco mais de 70 km de Port Elizabeth
Escolhemos SHAMWARI game reserve, um experiencia incrível e o ponto alto de toda viagem.
Quedas de Eletricidade na África do Sul.
A África do Sul enfrenta uma crise energética há anos, marcada por cortes de energia, conhecidos como "load shedding". Estes cortes podem durar até 12 horas por dia em algumas cidades, e afetam a vida de todos.
No hotel em Knysna, ficávamos sem energia das 20 às 10 da manhã do dia seguinte. Carregar celular era bem complicado. Nas outras cidades escolhemos hotéis com gerador próprio, então nem sentimos os cortes. Verifique com seu hotel antes de reservar.
Como chegar
Saindo do Brasil, a Latam oferece voos diretos para Joanesburgo (8h45), na frequência de 3x por semana. A South African 2x por semana.
A South African oferece voos diretos também para Cidade do Cabo (7h35) na frequência de 3x por semana.
Monte seu roteiro e escolha a cidade de chegada que melhor lhe convier!
Clima e Melhor Época para Visitar a África do Sul
A África do Sul é um país de clima temperado. A melhor época para visitar depende do que você quer fazer.
Para safáris, os meses de inverno são ideais, entre maio e setembro. A vegetação é mais escassa, os meses mais secos, e os animais são mais fáceis de avistar. Fomos durante o verão e, no calor, os animais estavam mais preguiçosos. Mas isto de maneira alguma atrapalhou a experiência!
Para quem gosta de praia e atividades ao ar livre, os meses de verão, de novembro a março, são perfeitos, com temperaturas quentes e dias ensolarados.
Segurança na África do Sul
Embora a África do Sul seja um país maravilhoso, tem problemas sérios de criminalidade. Em todos os lugares que íamos as dicas eram as mesmas:
Evite os “townships”, periferias com enorme quantidade de favelas
Fique atento aos seus pertences: Evite ostentar objetos de valor e mantenha seus documentos em local seguro. Não ande com máquina fotográfica a vista
Evite andar sozinho à noite: Opte por táxis licenciados ou aplicativos de transporte para se locomover à noite.
Recuse tudo que lhe for oferecido por desconhecidos, como serviço de taxi
Cuidado ao estacionar o carro na rua a noite. Há muitos pretensos guardadores de carro. Pare em parkings, é mais seguro.
Há inúmeros pedintes na rua, principalmente em farol. Alguns são bem agressivos na aproximação.
Algumas cidades, como Joanesburgo, tem mais problemas de segurança. Nos sentimos mais seguros em Cidade do Cabo, mas as dicas de cuidados nos hotéis eram sempre as mesmas.
Joanesburgo
Evite ficar em hotel no centro da cidade. Nos ficamos no bairro de Sandton, 20 min de carro do centro, no Da Vinci Hotel. Nem sabíamos, mas o hotel ainda ficava dentro de um shopping com vários restaurantes. O que foi excelente!
Para conhecer a cidade pegamos um tour guiado pela Viator que nos pegou e trouxe de volta ao hotel. O tour é de dia inteiro, levando a lugares como Soweto, a favela local.
Confesso que o tour foi longo, com paradas em locais sem nenhum interesse como uma caixa d'água de onde fazem body Jump. Mas nos sentimos seguros!
Só vá a Johannesburg se quiser muito, ou fizer um safari naquela região. A cidade não tem nenhum atrativo fora o Museu do Apartheid. O museu conta a história da segregação racial durante o Apartheid, com grande foco em Nelson Mandela!
Não tivemos interesse em conhecer Pretória, a capital Administrativa da África do Sul. O país tem 3 capitais, sendo Cidade do Cabo a capital legislativa e Bloemfontein é a capital Judiciária.
O ideal teria sido ido direto para Cidade do Cabo.
Carta de Motorista e Mão Inglesa na África do Sul
Se você planeja dirigir na África do Sul, lembre-se de que eles dirigem do lado esquerdo da estrada. O que pode ser um pouco incômodo. Demora um tempinho até se acostumar!
Uma carta de motorista internacional pode ser necessária, mesmo não sendo solicitada no aluguel do carro. Fui parada em dois postos policiais, frequentes nas estradas. Na primeira vez fui muito bem tratada, com simpatia e gentileza.
Na segunda, o policial queria minha carta africana(!?), dizendo que a brasileira não servia. Abriu o porta malas do carro e por muito pouco não revistou todas as malas. Por sorte, eu tinha a carteira internacional, mas ele também não sabia o que era. Só fui liberada graças ao supervisor que confirmou que o papel maior que um passaporte era de fato uma carta internacional.
Táxi e Uber
Uber funciona muito bem na África do Sul, sendo uma ótima opção para deslocamentos! Lembre-se de verificar a identidade do motorista antes de entrar no veículo.
Com relação ao taxi, é mais complicado.
Ao chegar no aeroporto, fomos assediados por pessoas que se diziam motoristas de taxi oficial. Nos perseguiram no saguão do aeroporto. Perguntamos a um policial qual era a empresa oficial, e ele nos encaminhou. Mas o carro era velho, sem manutenção e pifou no meio da estrada!!
Sugiro contratar o serviço de empresas conhecidas como Welcome Pickups, para buscar do aeroporto ou se locomover nas cidades. Super eficiente!
Para passeios como na Garden route, alugue um carro para poder explorar no seu tempo. Escolha a melhor opção no RentalCars. Uma das melhores plataformas de aluguel de carro.
Leia nossas dicas de como alugar um carro para explorar o mundo! |
Deslocamentos
As distancias entre cidades podem ser bastante grandes. De Johannesburg a Cidade do Cabo, por exemplo, o ideal é avião. Use a low-cost local FlySafair, e terá uma passagem a um preço bem razoável! Utilizamos a FlySafair em 2 trechos sem nenhum problema!
Hospedagem: Onde Ficar
Existem opções para todos os bolsos. Hotéis, pousadas, guest houses, resorts. Pesquisamos e reservamos os hotéis na plataforma do Hotels.com.
Estes são os hotéis em que nos hospedamos:
Joanesburgo: ficamos no bairro da Sandton, a 20 minutos do centro. O Da Vinci Hotel é muito bem localizado, dentro de um enorme shopping Center, com várias opções de restaurantes. Os quartos são ótimos.
Cidade do Cabo: Victoria hotel Manor House, bem na frente do promenade, onde tudo acontece. Quartos super confortáveis, ótimo café da manhã, piscina e estacionamento.
Knysna: optamos por ficar em um Bed and breakfast o Candlewood Lodge. O quarto era amplo e, a vista sensacional. O café da manhã era bem servido, mas depois das 18 só estavam os hóspedes no hotel. Faltava luz das 20h até 10h da manhã do dia seguinte, de nada adiantava então micro-ondas e cafeteira no quarto.
Shamwari Eagles Crag: hotel super exclusivo e luxuoso. Quarto espetacular com piscina privativa. Caro, mas vale cada centavo. Incluídos safaris 2x ao dia, com rangers muito profissionais, todas as refeições e bebidas a vontade.Uma experiência única e inesquecível!
Leia nossa dicas de como reservar um hotel perfeito para a sua aventura |
Gorjetas na África do Sul
A cultura de gorjetas na África do Sul é bastante comum. Em restaurantes, espera-se uma gorjeta de 10-15%. No safari, dá-se gorjeta ao ranger (o guia), e aos funcionários do hotel!
Para o ranger recomenda-se entre U$5 a U$10 por pessoa/dia.
Qual a moeda da África do Sul?
A moeda local é o Rand sul-africano (ZAR). Leve dólares para trocar ou algum cartão de Crédito/Débito internacional. Aceitam sem nenhum problema.
Quais os idiomas falados?
Inglês e Afrikaans são as línguas oficias. Todo mundo fala inglês, sendo fácil se comunicar nesta língua
Tomadas
As tomadas na África do Sul são do tipo M. Você pode precisar de um adaptador se seus dispositivos usarem um plugue diferente. Compramos um no aeroporto, na mesma loja em que compramos um E-SIM local.
Esperamos que este guia ajude a tornar sua viagem à África do Sul uma experiência incrível. Lembre-se, a aventura está lá fora, esperando por você!
Comentarios