Patrimônio arquitetônico e cultural extraordinário e palco de grande parte da história da França, o Vale do Loire reúne além dos majestosos castelos ao longo do rio, uma diversidade de monumentos e museus e uma fauna & flora simplesmente deslumbrantes.
O Vale do Loire, no centro da França, é conhecido por seus castelos, que são uma das atrações turísticas mais populares do país. Esses castelos foram construídos durante um período de 500 anos, desde o século XII até o século XVIII, e representam a história e a cultura da França.
Os castelos do Loire foram construídos por reis, nobres e burgueses ricos. Eles eram usados como residências, fortalezas e centros administrativos. Os castelos também eram usados para fins cerimoniais e culturais, como banquetes, bailes e torneios.
Os castelos do Loire são construídos em uma variedade de estilos arquitetônicos, incluindo o gótico, o renascentista e o barroco. Eles são adornados com torres, flèches e outros elementos decorativos.
Além dos castelos, o Vale do Loire abriga uma variedade de outros monumentos e museus. A cidade de Amboise, por exemplo, é lar do Castelo de Amboise, onde o rei François I morreu, e do Museu Leonardo da Vinci, que abriga uma coleção de obras do famoso artista italiano.
A região também é rica em fauna e flora. O Vale do Loire é um dos principais destinos de observação de pássaros na Europa, e abriga uma variedade de outras espécies de animais, incluindo veados, javalis e raposas.
Os Principais Castelos do Loire
Existem um torno de 224 castelos no Vale do Loire. No entanto, apenas cerca de 30 estão abertos ao público.
Os mais importantes são:
Castelo de Chambord: o maior castelo do Vale do Loire, foi construído pelo rei François I no século XVI. É conhecido por sua arquitetura renascentista e suas torres extravagantes. Tem 440 aposentos e um parque de 5500 hectares, que servia como pavilhão de caça para Francois 1.
Castelo de Chenonceau: construído no século XVI, com arquitetura renascentista. Foi um presente da rainha Catherine de Médicis para sua amiga Diane de Poitiers. . É conhecido por sua ponte sobre o rio Cher e seus jardins exuberantes.Também conhecido por Chateau de Dames por ter hospedado basicamente mulheres ao longo de seus 400 anos.
Chaumont-sur-loire: O castelo é conhecido por seus jardins, que são considerados um dos mais belos da França. Os jardins são projetados por arquitetos paisagistas renomados, e são alterados anualmente para um novo tema.
Castelo de Amboise: construído no século XI, foi a residência de vários reis da França, incluindo François I e Louis XIV. É conhecido por sua localização nas margens do rio Loire e por sua arquitetura gótica e renascentista.
Castelo de Cheverny: construído no século XVI, é um dos castelos mais bem preservados do Loire. É conhecido por sua arquitetura renascentista e seus jardins geométricos.
Castelo de Blois: construído no século XI, é um dos castelos mais antigos do Loire. É conhecido por sua arquitetura gótica, renascentista e barroca.
Vinhedos e degustação de vinhos
O Vale do Loire é a terceira maior região vinícola da França! Ele oferece uma variedade de vinhos, de brancos frescos a tintos frutados.
Vinhedos familiares charmosos se espalham por colinas onduladas, produzindo uma gama mais ampla de estilos. Deguste Sauvignon Blancs frescos de Sancerre, delicie-se com as notas florais de Chenin Blanc em Vouvray ou descubra os tintos mais leves de Cabernet Franc em Chinon.
Ao contrário dos blends de Bordeaux, os vinhos do Vale do Loire tendem a ser mais expressivos e suaves.
Como Chegar ao Vale do Loire
Alugar um carro em Paris é a melhor opção de você quiser visitar mais de um castelo. O Loire é um dos melhores bate-volta de Paris.
A distancia é em torno de 200 km, dependendo do castelo, pela ótima estrada A10 direção Blois e Tours.
Escolha suas paradas antes de sair. E reserve seu carro antecipadamente
Se possível, hospede-se em algum hotel-castelo e sinta-se como um rei da época renascentista.
Comments